Artigos

5 dicas para organizar a vida financeira em casal

Tempo estimado de leitura:
2
minuto(s)

Começar uma rotina em casal agrega novos planos, momentos e planejamentos, entre eles a organização do orçamento financeiro. Para isso, é preciso alinhar objetivos e manter uma comunicação habitual sobre o assunto, sem deixar de lado os sonhos individuais, como investimentos em estudos ou gastos pessoais.

Através de um convívio que consiga agregar companheirismo e crescimento, é possível organizar uma vida financeira de forma prática e responsável para ambos.

Dicas para planejar o orçamento:

1. Definam metas juntos
Manter o planejamento é necessário tanto em um orçamento individual quanto em conjunto. Por isso, o sonho daquela viagem nas férias ou a compra de um imóvel podem ser concretizados com mais facilidade se ambos manterem o foco nesses objetivos. Definam uma quantia necessária para investir nos planos futuros e economizem com essa pretensão, poupanças são importantes para conquistar projetos juntos.

2. Estipulem um orçamento mensal
Separar um tempo para elaborar uma planilha de gastos faz toda a diferença no fim do mês. Aluguel, condominio, alimentação, tudo isso pode ser calculado antecipadamente e utilizado como referência. Além de todas as obrigações, é importante contabilizar os gastos com lazer e reservar um valor fixo para imprevistos ou investimentos. Aquele jantar marcado para comemorar o aniversário de casamento, se planejado com antecipação, não corre o risco de ultrapassar o limite mensal previsto no orçamento!

3. Reservem um valor para imprevistos
Por mais que as contas sejam gerenciadas, novos gastos podem aparecer sem o seu conhecimento prévio. Seja um reparo na mecânica do carro ou imprevistos com a saúde, tudo deve incluído na renda do casal. Por isso, é importante estar sempre preparado! Uma forma de prevenir esses acontecimentos é através de uma poupança em conjunto com uma meta mensal de investimento. Seja para realizar um objetivo ou se preparar para o futuro, reservas devem estar sempre incluídas no orçamento!

4. Busquem fixar uma forma de organizar os rendimentos
Planejar uma vida financeira a dois não é sinônimo de unir as rendas e compor um único orçamento, depende de ambos a escolha da melhor forma de organizar os gastos. Uma alternativa é dividir as contas e deixar que cada um cuide do seu próprio dinheiro individualmente. Nesse caso, é preciso que o casal se comprometa a contribuir com cada necessidade em conjunto. Através do companheirismo e organização é possível conseguir bons resultados com diferentes formas de planejar os gastos da família.

5. Não esconda gastos
Seja uma compra precipitada ou um novo investimento, é importante compartilhar os gastos feitos por cada um. Mesmo que saia do planejamento, é necessário que haja companheirismo para lidar com despesas individuais do casal.

Conhece alguma dica importante para auxiliar no planejamento de gastos? Deixe nos comentários e compartilhe suas ideias com a gente! (;

Tem interesse em algum outro conteúdo mas não achou?

Envie uma sugestão

Sugestão de conteúdo

    X