Artigos

Como investir com pouco dinheiro na prática?

Tempo estimado de leitura:
3
minuto(s)

Quando falamos sobre investimentos, a primeira coisa que a maioria das pessoas pensam é:

“Investir é só para quem é rico.”, ou até mesmo “Eu não ganho o suficiente para investir.”

Pensamentos como este têm estado cada vez mais enraizados na cultura do cidadão brasileiro. Fatores como a desestrutura familiar, falta de planejamento e falta de conhecimento sobre educação financeira contribuem consideravelmente para que a maioria das pessoas tenham uma visão equivocada sobre o assunto.

Uma pesquisa realizada recentemente pela casa de análises Capital Research, com 2,5 mil pessoas do Brasil todo mostrou que 70% dos brasileiros pretendiam investir em 2020. Dos 30% que disseram não ter a pretensão, as “condições financeiras” aparecem como o principal motivo (52%) para não investir, seguido por “outras prioridades”, com 38%.

Com base nesses dados e com o objetivo de desmistificar o mundo dos investimentos, citaremos a seguir 5 passos práticos para você começar a investir, mesmo com pouco dinheiro.

Tenha metas de curto, médio e longo prazo muito bem definidas.

Para começar, você vai precisar se organizar. O planejamento é fundamental para que você consiga tirar seus objetivos do papel e mudar a sua realidade financeira de uma vez por todas.

Se você não tem objetivos bem definidos, como saberá se está no caminho certo, não é mesmo?

Coloque tudo no papel os seus projetos para os próximos meses, para os próximos 2, 3 ou 4 anos e porque não para daqui 20 anos? Você precisa escrever para que consiga absorver isso na sua mente e ser capaz de transformar esse sonho em uma meta.

Separe um tempo do seu dia para aprender.

Não adianta justificar que não tem tempo disponível. A única coisa que podemos controlar é o nosso tempo e o que de fato fazemos com ele.

Escolha priorizar um tempo de seu dia para buscar mais conhecimento sobre o assunto.

Aqui no site você encontrará diversos conteúdos que irão te ajudar saber mais sobre o mundo dos investimentos. Que tal fazer uma maratona nos conteúdos por aqui?

Não fique esperando saber tudo para começar algo.

Conhece alguma pessoa que a justificativa é: “Quando eu tiver bastante conhecimento eu vou começar a investir.” ou então “Quando eu estiver ganhando um salário maior vai sobrar dinheiro para investir.”

Não! Não é assim que as coisas funcionam.

Lembre-se, a teoria é tão importante quanto a prática e a disciplina. Estabeleça o hábito de poupar todos os meses. Com essa disciplina já será meio caminho andado.

Quando adquirimos o hábito de poupar todos os meses, fica mais fácil para aprendermos sobre as mais variadas opções existentes e escolher qual delas melhor se adapta aos nosso objetivos.

Escolha se pagar primeiro. Depois viva sua vida.

Isso mesmo. A essência do negócio é investir primeiro e depois pagar as contas e não o contrário.

Se você tem dificuldades em investir ou “guardar dinheiro”, digamos assim, busque alternativas para isso.

Já pensou em criar um boleto para você mesmo e incluí-lo como um despesa fixa a ser paga todos os meses?

Pois é, isso com certeza vai ter ajudar a se manter organizado e com foco nos seus objetivos.

E por último, mas não menos importante:

Não seja um procrastinador.

Você não leu errado. A questão é que com o surgimento do novo Coronavírus (COVID-19), as pessoas têm enfrentado situações que jamais imaginaram enfrentar, pelo menos não por tanto tempo. Os reflexos da pandemia despertaram em nós uma necessidade ainda maior de poupar para o futuro com o objetivo de estarmos mais seguros.

Nos deparamos de maneira quase que imediata com um alto número de pessoas sem nenhuma reserva financeira, que tiveram suas rendas extintas e se viram entrando em uma bola de neve cada vez maior por falta de recursos para manterem as despesas básicas da família.

Então, comece hoje mesmo o seu planejamento. Precisamos ter em mente que nosso hábitos de hoje refletirão na vida que teremos amanhã.

Abraços e até a próxima.

Tem interesse em algum outro conteúdo mas não achou?

Envie uma sugestão

Sugestão de conteúdo

X