Artigos

Educação financeira: como ensinar finanças aos seus filhos?

Tempo estimado de leitura:
2
minuto(s)

A educação financeira é um aprendizado necessário para a vida toda e, quanto antes começar, melhor. Afinal, que adulto não gostaria de ter conhecido o valor do dinheiro logo cedo, para evitar algumas besteiras? Por isso, ensinar finanças aos seus filhos é um dos maiores presentes que você pode dar a elas.

A educação financeira é fundamental para ensinar aos pequenos como lidar com o dinheiro e prepará-los para o futuro. Pensando nisso, separamos algumas dicas para ajudar você na hora de ensinar finanças aos seus filhos:  

Educação financeira não deve ser um tabu

Se você quer realmente introduzir a educação financeira aos seus filhos, é preciso saber falar sobre dinheiro de forma natural. Quanto mais intimidade eles tiverem com o assunto, mais fácil poderão lidar com estas questões ao longo de suas vidas e, assim, mais preparados para fazerem as melhores escolhas financeiras. Explique conceitos básicos de orçamento, salário, gastos, cartão de crédito, empréstimo e outros.

Querer não é poder

Crianças têm o hábito de acompanhar os pais às compras e pedir aquilo que os interessa. Esse é um momento para explicar que essas visitas não são desculpas para que elas ganhem presentes. Para facilitar os ensinamentos, antes de chegar ao estabelecimento, diga exatamente por qual motivo vocês estão indo para lá. Isso ajuda a ensinar aos seus filhos que entrar em uma loja não significa comprar alguma coisa.

Estabeleça um valor para a mesada

A mesada pode ser muito útil para a educação financeira infantil. É com ela que as crianças aprendem a ter responsabilidade sobre o seu próprio dinheiro. Essa é uma excelente oportunidade para elas começarem a entender que suas escolhas financeiras têm consequências.

Na hora de estabelecer um valor, três pontos devem ser levados em consideração: a disponibilidade no orçamento familiar, a natureza dos gastos da criança e o nível de responsabilidade financeira que você deseja transferir a ela.

Ensine a controlar os gastos

Depois que a criança recebe sua mesada, é hora de incentivá-la a controlar os gastos para que ela aprenda a administrá-la da melhor maneira. Ensine que gastar dinheiro significa fazer escolhas e mostre como criar um orçamento pessoal, listando em um caderno ou planilha as despesas que ela tem e fazendo a dedução do seu saldo financeiro.

Estimule o hábito de poupar

Além de utilizar a mesada para ensinar a importância de controlar os gastos, use-a para incentivar a criança a adquirir o hábito de poupar. Explique que, se ela poupar por uma semana ou um mês,dentro de determinado tempo, poderá comprar o tão sonhado brinquedo que sempre quis.

E você, gostou das dicas? Conhece alguma outra para ensinar finanças aos seus filhos? Compartilhe conosco!

Tem interesse em algum outro conteúdo mas não achou?

Envie uma sugestão

Sugestão de conteúdo

    X