Artigos

[Infográfico] Planejamento Financeiro: como organizar o orçamento de forma eficiente?

Tempo estimado de leitura:
< 1
minuto(s)

Todos os meses, você promete a si mesmo que diminuirá gastos, mas é só chegar as faturas de cartões de crédito para perceber que ficará, novamente, no vermelho? Pois saiba que você não é o único. De acordo com uma pesquisa realizada pelo SPC Brasil, 4 em cada 10 brasileiros não se consideram organizados financeiramente.  

Isso acontece porque, para pôr as contas em ordem, é preciso planejamento e um pouco de disciplina. Não basta acreditar que diminuiu os gastos ao longo do mês só porque resistiu a um ou outro impulso de compra. Dessa forma, você continuará sem ter um controle efetivo e é muito provável que extrapole novamente na próxima fatura.

Apesar disso, equilibrar os gastos não é uma tarefa tão difícil e pode ser feita por qualquer pessoa, ainda que não tenha muitos conhecimentos sobre assuntos financeiros. Afinal de contas, um bom orçamento independe do quanto você ganha, mas de como você administra aquilo que ganha.

Não acredita? Para provar que é, sim, possível, nós preparamos um infográfico com as principais etapas para aqueles que almejam uma vida econômica mais controlada. Afinal, um orçamento familiar eficiente é o primeiro passo no processo da educação financeira.

Tem interesse em algum outro conteúdo mas não achou?

Envie uma sugestão

Sugestão de conteúdo

    X