Artigos

O que é crédito pessoal? Entenda esta linha de crédito

Tempo estimado de leitura:
4
minuto(s)

Seja para quitar uma dívida ou abrir um negócio, ter um dinheiro extra na conta faz toda a diferença. Com isto em mente, entender o que é crédito pessoal e como ele funciona é uma boa ideia para garantir as melhores condições de contrato.

Em tese, o crédito pessoal é um tipo de empréstimo voltado somente para pessoa física, no qual uma instituição financeira concede uma certa quantia em troca do pagamento da dívida com alguns juros incididos. 

Assim, ao contrário de outras modalidades de crédito, como o financiamento, você pode utilizar esse dinheiro como quiser. Afinal, a quantia será depositada na sua conta bancária sem você apresentar um motivo específico para esse capital, permitindo liberdade financeira.

Para entender com mais detalhes o que é crédito pessoal e como obter um empréstimo que se adeque ao seu orçamento, continue lendo o conteúdo a seguir:

Na prática, como o crédito pessoal funciona?

Essa é uma das modalidades mais utilizadas pelos brasileiros, e as condições variam de acordo com cada instituição financeira. Por isso é muito importante ficar atento às formas de pagamento e as taxas cobradas.  

Não importa o motivo, o importante é que antes de tomar um crédito você pense em seu planejamento financeiro. 

A seguir, separamos algumas informações importantes para entender como funciona o crédito pessoal. Leia e saiba o que considerar na escolha do seu crédito pessoal:

1- Conheça o seu orçamento 

Conhecendo seu orçamento, você saberá a sua real capacidade de pagamento para poder honrar com a dívida. Se você ainda não anota suas despesas e receitas, começe a fazer isso. Pode ser em uma planilha, caderno ou aplicativo.   

2- Fique atento às taxas de juros e prazos 

Não existe uma taxa de juros fixa para o crédito pessoal, pesquise e compare as condições. Lembre-se que quanto maior o prazo para quitar uma dívida, o valor da parcela até poderá diminuir, mas o total pago ao final será cada vez maior. Faça a conta e confira. 

Além dos juros, existem outras taxas cobradas em uma operação de crédito. Então não esqueça de verificar o Custo Efetivo Total, o famoso CET. Com esta informação, você poderá comparar melhor as ofertas recebidas.

No custo efetivo total poderão estar inclusos os seguintes custos:

  • taxas de juros;
  • tributos;
  • tarifas da instituição financeira;
  • IOF;
  • gravames;
  • registros;
  • seguros e demais despesas necessárias para fechar o contrato.

Prazo 

Para entender o que é crédito pessoal, também é importante saber escolher o número de parcelas mais adequado. Isso porque, mesmo que um empréstimo a longo prazo seja interessante à primeira vista, pois, as parcelas mensais ficam menores, quanto mais longo for o contrato, maior será o valor desembolsado ao final.

Por isso, avalie a sua capacidade de pagamento das parcelas para que consiga definir o prazo mais adequado: nem longo  demais, e nem tão curto a ponto de deixar as prestações muito altas. A Unicred, por exemplo, oferece condições de empréstimo pessoal on-line que se adequam às suas necessidades.

Taxas

Como dissemos, as taxas do crédito pessoal tendem a mudar de uma instituição para outra. Por isso, ao optar por linhas de crédito, como fazer crédito pessoal, é importante ficar atento.

Qualquer modalidade de crédito — quando bem feita — pode servir para alavancar seus projetos de vida, seja investir em um negócio ou realizar um sonho. Mas muitas pessoas também recorrem a modalidade quando perdem o controle e precisam quitar dívidas mais caras, como o cheque especial ou cartão de crédito,

Tipos de crédito pessoal

Existem vários tipos de crédito pessoal, desde o empréstimo que utiliza o FGTS como garantia até o cheque especial. Porém, entre os mais populares, estão as modalidades de consignado e com garantia de imóvel ou veículo. Entenda mais a seguir.

Consignado

Destinado a pessoas físicas em regime de contrato empregatício CLT, o crédito pessoal consignado é aquele em que os valores das parcelas são descontados diretamente no contracheque. Assim, além de você não ter que se preocupar com os atrasos do pagamento, os juros tendem a ser mais baixos.

Isso porque o risco de inadimplência diminui, consequentemente, a instituição financeira sente-se mais segura em ceder quantias maiores por taxas mais em conta, beneficiando todos os envolvidos.

Com garantia de imóvel ou veículo

O crédito pessoal com garantia de imóvel ou veículo é quando você utiliza um bem em seu nome como garantia para conseguir um empréstimo mais vantajoso. 

O que pode levar alguém a buscar crédito pessoal?

Por último, para entender completamente o que é crédito pessoal, vale exemplificar algumas utilidades dessa operação. Abaixo, listamos alguns motivos que levam as pessoas a procurarem por condições interessantes de contratos de empréstimos.

Normalizar as contas

De acordo com dados do Mapa da Inadimplência, cedido pela Serasa, mais de 62 milhões de brasileiros estavam endividados no mês de maio de 2021. Este é um dado importante, já que levanta o primeiro motivo para as pessoas procurarem como conseguir um crédito pessoal.

Afinal, normalizar as contas gera vários benefícios, como o aumento da pontuação no Cadastro Positivo, que ajuda a ter acesso a juros mais interessantes, além de facilidade na aprovação da linha de crédito.

Realizar um sonho

Seja para investir nos estudos ou financiar aquela viagem que você e a sua família sempre sonharam, o crédito pessoal é uma alternativa interessante. Isso porque, com ele, você consegue ter acesso a dinheiro extra sem precisar comprovar a utilização 

Aprenda mais sobre o mercado financeiro com a Unicred

Entender o que é crédito pessoal e como contratá-lo é somente mais uma das várias informações que você encontra no Sua Saúde Financeira. Até Breve!

Tem interesse em algum outro conteúdo mas não achou?

Envie uma sugestão

Sugestão de conteúdo

    X