Artigos

O que é um consumo consciente e como podemos aplicá-lo na rotina?

Tempo estimado de leitura:
3
minuto(s)

Um celular que acabou de ser lançado, a troca do automóvel ou uma nova mobília para a casa. Estamos sempre atualizando nossos planos e anseios, o que normalmente envolve novos consumos.

No entanto, mesmo concretizando estes objetivos é possível ter um consumo consciente e fazer escolhas mais certeiras, seja na compra ou na hora de se desfazer daquilo que não queremos mais. Dessa forma, além facilitar o seu orçamento, você abre portas para os cuidados com o meio ambiente.

Confira algumas dicas para consumir de forma consciente:

1. Analise a necessidade de cada produto
Comprar um produto sem analisar a necessidade dele pode ser um gasto desnecessário no orçamento. Além disso, criar esse hábito certamente resultará em um acúmulo de objetos inúteis que esquecidos.

A dica para evitar esse tipo de problema é simples: reveja as suas compras futuras e reflita a utilidade de cada uma antes de adquiri-la.

2. Reutilize!
Adquirir um produto que acabou de ser lançado é estimulante, mas se você já possui a versão anterior e é satisfeito com ela, qual a necessidade dessa compra? Invista na ideia de reutilizar o que você já tem. Por exemplo, reforme uma mobília antiga ao invés de comprar uma nova ou dê uma mudada em algumas peças de roupa antes de adquirir novas. Atitudes simples como estas auxiliam na redução dos gastos e na preservação do próprio ambiente.

3. Avalie a disponibilidade do seu crédito
Por mais que comprar um produto, trocar o carro ou fazer aquela viagem para o exterior sejam prioridades nos seus planos, avalie o seu orçamento antes de concretizá-los! Muitas vezes, uma compra incerta pode gerar grandes imprevistos financeiros no futuro e anular as lembranças dos bons momentos que a conquista desses planos resultaram. Prefira uma economia a longo prazo e pagamentos a vista, ou avalie as melhores propostas com tarifas diferenciadas para créditos financeiros!

4. Conte com uma instituição financeira de sua confiança para ajudar
As soluções financeiras podem ser diferentes para cada necessidade, avalie!

Para quem precisa adquirir um bem de alto valor com certa urgência, como por exemplo, a compra de um veículo para trabalhar, optar por uma linha de crédito é o caminho mais rápido.

Se não há necessidade imediata do bem e você pode aguardar o momento mais favorável, o consórcio tende a ser uma boa opção.

Já para aqueles bens em que é possível realizar a compra a vista (e com isso negociar um bom desconto), você poderá investir um determinado valor mensalmente para conquistar este objetivo. O esforço de poupança deve estar sempre presente em seu planejamento financeiro. O ideal é que as pessoas poupem ao menos 10% de sua renda.

5. Exclua a possibilidade de adquirir produtos ilegais
A partir do momento que você adquire um produto pirateado, o comércio ilegal é fortalecido. Por mais que o valor normalmente seja inferior, prefira comprar em locais seguros que apresentem a autenticidade dos itens.

6. Perceba os impactos causados pelo seu consumo
Certamente você já parou para analisar a quantidade de lixo produzida só na sua residência, agora imagine em toda a sua cidade. É lixo que não acaba mais! Por isso, repense sobre o assunto na hora de adquirir e se desfazer de objetos antigos.

Procure locais que aceitem eletrônicos usados, separe o seu lixo na hora de descartá-lo e não jogue fora roupas que você não quer mais, doe-as. Dessa forma, você compra novos produtos com a consciência de quem colaborou com o ambiente descartando os antigos da maneira correta.

7. Divulgue a ideia do consumo consciente
A ideia de que uma pessoa sozinha não consegue fazer diferença quando o assunto é consumo consciente não é verdade! Se você fizer a sua parte e mostrar para os outros como é simples algumas mudanças de hábitos pode acabar inspirando muito mais pessoas a seguir esses passos.

Afinal, o mundo se beneficiaria muito se todos nós consumirmos de forma mais consciente e diminuíssemos nosso impacto no meio ambiente.

E você, o que faz para para ter um consumo consciente? Conte para a gente nos comentários (:

Tem interesse em algum outro conteúdo mas não achou?

Envie uma sugestão

Sugestão de conteúdo

    X