Artigos

O que significa liberdade financeira pra você?

Tempo estimado de leitura:
3
minuto(s)

“Construir um patrimônio grande o suficiente para viver dele?”

Para muitos, esta é a mais perfeita definição de liberdade financeira e é também um sonho. Estamos falando daquele investidor que gerencia seu próprio patrimônio financeiro como fonte de renda.

Virar um “investidor profissional autônomo” não é algo simples que acontece da noite para o dia, mas é possível.

Vale ressaltar que raras são as pessoas que construíram seus patrimônios APENAS investindo no mercado financeiro. A maioria construiu “o grosso” de seu patrimônio através de uma carreira profissional, de atividades empresariais ou herdaram um patrimônio que foi construído previamente.

Independentemente de como esse patrimônio tenha se formado, viver de renda exige o estabelecimento de um padrão de vida compatível com a rentabilidade mínima esperada.

Investidores de sucesso têm expectativas realistas de retorno sobre o patrimônio, e assim, ajustam seus estilos de vida para a realidade desses retornos.

Existem limites para rentabilizar um patrimônio consistentemente e sem se expor a altos riscos.

Se você acha que vai fazer 5% ao mês regularmente, lamento informar, mas esta opção não está disponível… Principalmente nos dias de hoje.

Na economia real não podemos contar com muita previsibilidade, embora existam momentos de calmaria.
Os ciclos econômicos vêm e vão, as crises acontecem, fatos relevantes podem ser anunciados a qualquer momento e mudar a trajetória daquilo que estava previsto.

Temos experimentado isso na prática com os acontecimentos recentes. A crise global causada pela Covid-19 chegou em um momento em que todos os fundamentos indicavam para uma retomada consistente da economia brasileira. Milhares de investidores apostavam suas fichas nisso e a bolsa atraía diariamente uma enxurrada de novos acionistas com seu belo histórico de desempenho.

Mas, como visto, no mercado financeiro a única certeza é que as coisas podem mudar.

Por isso a importância da diversificação. Existem muitas formas de se investir e nenhuma delas é perfeita e totalmente imune às oscilações do mercado.

No momento em que você vive do seu patrimônio, ele passa a ser o “seu negócio”. E todo negócio de sucesso exige planejamento, estratégia e gestão de riscos. Por exemplo:

  • O que se faz quando o desempenho da carteira fica ruim?
  • Como se limita perdas?
  • E, talvez, o mais importante: Qual o valor em dinheiro que deve ficar líquido (a famosa “reserva de emergência”) para esses momentos em que a carteira de investimentos passa por uma “fase ruim”?

Elaborar um planejamento financeiro pessoal é muito importante para traçar o caminho mais adequado de acordo com seu padrão e projetos de vida.

Além disso, um planejamento completo não se resume a constituir uma boa carteira de investimentos, mas nos convida a refletir sobre outras áreas da vida, como as relações socioafetivas e com nossos dependentes econômicos que influenciarão na sucessão patrimonial.

Nos faz pensar também na proteção contra os possíveis riscos do caminho, que podem estar relacionados a uma morte prematura, invalidez, danos causados nos imóveis, responsabilidade civil, dentre outros; A realização dos projetos de vida de médio e longo prazo; O controle do endividamento, capacidade de investimentos, mensuração do patrimônio ideal, formação de reserva para a longevidade, entre muitos outros indicadores importantes para uma boa gestão do fluxo de caixa.

Independentemente de você ter o desejo de se tornar um investidor autônomo profissional ou não, precisará constituir um patrimônio que seja suficiente para garantir o seu padrão de vida no futuro. E este processo pode ser guiado por um profissional de sua confiança.

Para saber mais sobre como um planejador financeiro pode te ajudar, clique aqui.

Verifique se sua instituição financeira disponibiliza este serviço e buque orientação adequada.
O primeiro passo para se alcançar algo que almeja é a iniciativa própria na busca por informação.

 

Tem interesse em algum outro conteúdo mas não achou?

Envie uma sugestão

Sugestão de conteúdo

X