Logo Unicred - Sua saúde financeiraLogo da Unicred

Seja um cooperado Unicred

Abra sua conta

Quanto você deve investir da renda mensal?

Investimentos

Criado em 20 Mar 15

Tempo estimado de leitura: 2 minuto(s)

Quanto você deve investir da renda mensal?

Quais são seus planos a médio e longo prazo? Fazer uma viagem com a família, comprar um imóvel próprio, casar, ter filhos, adquirir independência financeira? Seja qual for o seu objetivo, talvez seja o momento de começar a pensar em como realizá-lo. E, para isso, é necessário planejamento e disciplina para poupar e investir parte da sua renda mensal.

Quando organizamos nossas finanças, maiores são as chances de realizar nossos sonhos com tranquilidade. O primeiro passo para ter uma vida financeira equilibrada é conhecer as suas despesas em detalhes e se livrar de dívidas que só comprometem a renda mensal. Em seguida, é hora de começar a investir e fazer o seu dinheiro trabalhar para você.

Investir bem as economias e os recursos extras para maximizar a rentabilidade e a ação dos juros compostos pode fazer toda a diferença no futuro. Por isso, é preciso ter disciplina. Não se deve aplicar “só o que sobra”. O investimento tem que ser levado a sério, como qualquer outra despesa mensal que você tenha. Afinal de contas, de nada adianta criar metas se você não irá conseguir alcançá-las.

Qual valor devo investir da renda mensal?

Muitos especialistas e livros de finanças pessoais defendem que o ideal é investir 10% da renda mensal. E é um valor que, para a maioria das pessoas, pode funcionar. No entanto, ele não se aplica para todas as pessoas.

O valor a ser poupado e investido depende muito do seu estilo de vida. Se, por exemplo, você possui uma casa e filhos para sustentar, 10% pode ser um valor um pouco alto. Por outro lado, se você é solteiro e mora com os pais, é bem possível que você consiga economizar mais.

Independente do quanto, é sempre bom estabelecer um valor de poupança mensal, em termos percentuais, pois assim ele pode ir aumentando conforme a sua renda se modificar. Se você não tem o hábito de economizar, comece com metas realizáveis – nesse momento, os 10% podem ser colocados em prática.

Ao perceber que o seu orçamento comporta uma economia maior, passe para 15%, 20% ou o quanto for possível – sem comprometer sua qualidade de vida. O ideal é ter uma reserva que represente de 3 a 6 meses dos seus gastos médios mensais para eventuais emergências. O restante deve ser investido em aplicações diversificadas. E para isso é importante avaliar quais investimentos se adequam aos seus objetivos de curto, médio e longo prazo.

Assim, você dependerá menos do seu salário – ou aposentadoria – para sobreviver, tem a possibilidade de criar patrimônio, gerar renda passiva e ter mais liberdade para aproveitar os bons momentos da vida. Não deixe para depois, comece já a investir o seu dinheiro!

Escrito por: Sua Saúde Financeira e Investimentos

Banner InstitucionalBanner Institucional
Banner Unicred VisaBanner Unicred Visa
Banner CréditoBanner Crédito
Banner InvestimentosBanner Investimentos

Posts relacionados