Artigos

Tirando seu planejamento financeiro do papel.

Tempo estimado de leitura:
2
minuto(s)

Todos nós sabemos da importância de se ter um planejamento, não é mesmo? Sem isso, torna-se praticamente impossível alcançarmos nossos objetivos, principalmente aqueles que dependem de dinheiro.

O planejamento financeiro não está relacionado apenas ao controle de gastos ou a realização de investimentos.

Ele vai muito além disso. Podemos definir planejamento como a organização da vida financeira de um modo mais amplo, com um olhar voltado às necessidades da pessoa ou de uma família e também de uma ferramenta poderosa capaz de ajudar a realizar os sonhos e minimizar os riscos do caminho.

Um dos principais pilares que sustentam o planejamento financeiro é a disciplina. Nosso foco deve estar em alcançar uma vida financeira equilibrada.

“Algo muito importante que precisamos ter em mente é que o tempo é, e sempre será, o nosso bem  mais precioso, um dos nossos maiores aliados do planejamento financeiro. Isso quer dizer que quanto mais cedo começarmos, mais fácil será alcançar nossos objetivos. Por esse motivo, reserve algumas horas do seu dia para colocar suas ideias no papel”.

A ferramenta utilizada não importa, pode ser desde o velho caderninho, planilhas ou aplicativos online. O objetivo é que você consiga organizar suas informações e ter uma visão realista de sua vida financeira.

Tão importante quanto mapear o que entra e o que sai todos os meses é a etapa de analisar essas informações para identificar se existem sobras ou desperdícios. Com esta analise feita, você poderá ajustar as velas para ter mais eficiência financeira no seu dia a dia.

Outra etapa fundamental é precificar os seus objetivos de vida e incluí-los neste orçamento.

Para saber mais sobre como transformar estes sonhos em realidade, clique aqui.

De acordo com uma pesquisa do SPC Brasil, seis a cada 10 brasileiros admitem que não dedicam tempo ao planejamento e controle financeiro. Segundo especialistas, uma vida financeira saudável consiste no esforço de cada pessoa na busca por informação e no exercício da disciplina com o objetivo de incorporá-la no seu dia a dia.

A seguir, listamos alguns motivos para você  fazer o seu  planejamento financeiro:

  1. Ele irá te ajudar a organizar o orçamento – eliminando o desperdícios e direcionando a economia gerada para investimentos;
  2. Te ajudará a refletir sobre onde quer chegar em cada etapa da vida, seguindo assim as metas de curto, médio e longo prazo;
  3. Ajudará a criar o habito de investir todos os meses como se fosse um compromisso (uma dívida com seus próprios sonhos);
  4. Te possibilitará fazer escolhas melhores e viver com mais tranquilidade e segurança.

Em resumo, cuidar do nosso dinheiro é cuidar da nossa vida no presente e também no futuro. É assumir responsabilidades com nossos próprios sonhos, é praticar o auto-conhecimento, fazer escolhas conscientes e refletir sobre como realmente desejamos viver.

O desafio pode parecer grande, mas tenha certeza de que a recompensa será muito maior.

Abraços e até a próxima.

Tem interesse em algum outro conteúdo mas não achou?

Envie uma sugestão

Sugestão de conteúdo

X