Vídeos

Como organizar a vida financeira de maneira simples?

Tempo estimado de leitura:
2
minuto(s)

Vídeo post:

Diversos especialistas falam sobre a importância de organizarmos a nossa vida financeira em diferentes reservas. Mas na prática, como isso pode funcionar?

Adoramos fazer planos, e ter uma vida financeira tranquila é um desejo da grande maioria. Mas, por mais organizados que sejamos, a vida é repleta de surpresas e a única certeza que todos nós podemos ter é que imprevistos acontecerão ao longo do caminho.

Por esse motivo, a primeira coisa a fazer, antes de pensar em nossos objetivos de consumo, é criar uma reserva para enfrentar situações não programadas. Problemas de saúde, com o carro ou com a casa, a perda inesperada do emprego, um acidente… Estas situações ficam ainda mais traumáticas quando acabam desencadeando também uma crise financeira.

Por isso, uma reserva para emergências é tão importante, e ela deve ser equivalente a pelo menos três vezes o valor das despesas mensais da família. Já para quem é trabalhador autônomo e tem uma renda mensal variável, a recomendação é guardar um valor maior. Cada um deve avaliar sua própria situação para saber o quanto o faz se sentir seguro.

Agora, se você você ainda não tem uma reserva como essa e é daquelas pessoas que encontra dificuldades para guardar dinheiro, uma dica simples é incluir o hábito de poupar como uma despesa fixa em seu orçamento, como se fosse uma dívida que deve ser paga todos os meses. Esta é a melhor forma de se autodisciplinar.

Afinal, se você é um bom pagador para os outros, por que não ser um bom pagador para você mesmo?

Passe a considerar sua renda líquida apenas após “descontar” esse valor que deve ser imediatamente aplicado. Isso, em pouco tempo, torna-se rotina. Fica fácil se adaptar.

Mas, qual tipo de investimento escolher? Bom, para esta reserva você deve optar por uma modalidade de aplicação de baixo risco e que permita resgates a qualquer momento. Você pode, inclusive, programar a aplicação para o dia em que recebe o salário, assim nem precisa se preocupar.

Converse com seu gerente a respeito.

No próximo vídeo, falaremos sobre outras reservas importantes em nosso planejamento financeiro.

Tem interesse em algum outro conteúdo mas não achou?

Envie uma sugestão

Sugestão de conteúdo

X