Vídeos

Por que sentimos de maneiras diferentes o efeito da inflação?

Tempo estimado de leitura:
2
minuto(s)

Vídeo post:

Você certamente já ouviu falar de inflação e normalmente associa o termo a algo ruim. Mas afinal o que é a inflação?

Inflação é o aumento generalizado dos preços, que diminui o poder de compra do nosso dinheiro. Para se ter uma ideia, nos anos 2000 um carro popular custava algo em torno de R$12 a 15 mil reais, hoje você não compra um carro popular por menos de 35 mil reais.

Mas ao mesmo tempo, a inflação está diretamente relacionada ao crescimento do país. Ou seja, não é algo ruim, desde que esteja sob controle.
Se está todo mundo trabalhando e ganhando dinheiro, naturalmente elas passam a consumir mais e as empresas passam a ter que produzir mais. Neste caso, se a demanda cresce mais rápido do que a oferta, faltam produtos no mercado e consequentemente o preço aumenta.

Os economistas andam dizendo que a inflação está sob controle, e se a gente olhar os números, realmente está até abaixo da meta do Banco Central.
Mas então, porque será que a população não está sentindo este alívio no bolso?

O motivo é simples, existem diversos índices que medem a inflação no Brasil, mas o principal deles é o IPCA, que é calculado todos os meses. Ele mede uma série de despesas que todos nós costumamos ter, como habitação, alimentação, saúde, educação, transportes e outros itens. Mas por mais abrangente que este índice seja, ele não calcula exatamente os preços do que a sua família consome.

Na prática, uma família que compra remédios e tem plano de saúde, por exemplo, sentiu mais a inflação nos últimos meses. Já quem tem filhos em idade escolar pode até ter sentido algum aumento nos preços, mas não tanto quanto alguém que tem carro, por exemplo, que sentiu mais no bolso a alta da gasolina.

A composição das despesas de cada família varia muito e é por isso que a sensação sobre o sobe e desce do custo de vida é diferente.
Ou seja, cada um sente no bolso a sua própria inflação.

Abraços e até a próxima.

Tem interesse em algum outro conteúdo mas não achou?

Envie uma sugestão

Sugestão de conteúdo

X