Logo Unicred - Sua saúde financeiraLogo da Unicred

Seja um cooperado Unicred

Abra sua conta

Taxa de juros e os ciclos econômicos. Por que isso acontece?

Economia

Criado em 04 Fev 19

Tempo estimado de leitura: 2 minuto(s)

Vídeo post:

Você já deve ter ouvido falar que a economia do país é cíclica, não é mesmo? Mas sabe o que isto significa?

Este um movimento natural e acontece no mundo todo, porque a atividade econômica de um país passa por momentos de expansão e outros de contração.

No Brasil, por exemplo, vivemos recentemente um cenário de contração, com dois anos consecutivos de recessão econômica. Vocês se lembram disso?

São diversos os fatores que podem levar um país para a recessão e dentre eles está a alta taxa de juros, que naquele momento, em 2015, chegou a 14,25% ao ano para conter uma inflação excessivamente alta.

Embora para os investidores aplicar dinheiro em um país com juros altos seja um bom negócio, afinal de contas, isso permite que, com pouco esforço obtenha-se excelentes rentabilidades, para o resto da sociedade é algo muito ruim.

Os efeitos negativos são facilmente percebidos por todos nós, como: o encarecimento do crédito que freia o consumo e desmotiva os empresários a investirem em seus próprios negócios, o comércio passa a vender menos, a indústria produz menos. Em resumo, as pessoas preferem deixar o dinheiro aplicado no banco ao invés de fazê-lo girar. E como consequência, o desemprego aumenta.

Chegamos a ter mais de 14 milhões de desempregados.

Hoje estamos vivemos um novo ciclo econômico, retomando aos poucos o crescimento do país com a inflação sob controle.  O governo vem estimulando a economia justamente com uma taxa de juros mais baixa, aliás, estamos com a SELIC nas mínimas históricas.

E será que com a taxa SELIC em 6,5% ao ano o investidor está ganhando menos? Em valores nominais sim, mas, em termos de ganhos REAIS, o Brasil permanece entre as maiores taxas de juros do mundo.

Ou seja, se descontarmos a inflação da taxa de juros, os ganhos no Brasil ainda são muito atraentes, se compararmos com o resto do mundo.

É aquilo que o investidor ganha menos o valor que o dinheiro perde. Em muitos países o ganho REAL está negativo como por exemplo, EUA, Europa e Japão.

Ou seja, aplicar em juros por aqui continua sendo interessante. Porém, quem deseja obter retornos maiores em seus investimentos pode optar pela diversificação de sua carteira, buscando estratégias que não dependem necessariamente dos juros. Se estivermos atentos aos movimentos do mercado e as perspectivas, poderemos aproveitar melhor as oportunidades que o cenário econômico nos traz.

Falaremos mais sobre isso em um outro vídeo.

Fique ligado.

Escrito por: Sua Saúde Financeira e Investimentos

Banner InstitucionalBanner Institucional
Banner Unicred VisaBanner Unicred Visa
Banner CréditoBanner Crédito
Banner InvestimentosBanner Investimentos

Posts relacionados